O Ser que busca a humana...

Minha foto
Eu não sou eu, nem sou você. Sou qualquer coisa de intermédio, pilar da ponte de tédio. Que vai de mim para o outro. Mário de Sá - Carneiro

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O livro do meu momento...

Sempre me interessei por temas como: Ocultismo, misticismo, religiões pagãs. Já fui também estudiosa sobre os assuntos, mas com o tempo fui perdendo o contato com estudos e pessoas que poderiam me instruir nesses caminhos, acabei ficando apenas com as literaturas que sempre nos envolve de uma maneira mágica, não é atoa que os grandes mestres, leitores do mundo e das letras são sábios e mágicos.
Em pleno período pré-recesso da faculdade, precisando apresentar um trabalho que contemplasse Hipertexto, fui à biblioteca para procurar livros a cerca da mulher na literatura e outras teorias.Pensando que já conhecia a maioria dos livros enfileirados naquelas prateleiras, eis que me deparo com o tal livro, o que mexia com a minha imaginação desde a época que queria ser uma fada ou bruxa, mais propriamente dita!
Dentre vários livros que preciso ler, acabei deixando-os de lado para me dedicar a um que há tempos tinha vontade de degustar, e após ver o filme do mesmo, acabou por fim dando mais ânsia de apreciá-lo.

O livro do meu momento é...:

As Brumas de Avalon – Livro um – A Senhora da Magia de Marion Zimmer Bradley.

Referência do livro por The New York Times Books Review:

“__ Uma reimaginação monumental das lendas do Rei Artur… um enternecimento muito profundo e por vezes uma experiência fantástica... Uma façanha impressionante.”

Concordo com a colocação do New York, é um livro profundo, confeccionado com pesquisas minuciosas acerca das lendas do Rei Artur, recontadas de uma maneira intrigante, pelo viés da percepção FEMININA que teve um papel central,prendendo o leitor e transformando - o em parte da história. Neste romance, os heróis são as mulheres. O olhar feminino dá emoção, magia, sensualidade e luz as novas personalidades da novela épica de violência, lealdade e encantamento obsessivos.

Igraine, mãe da Morgana e do Artur, vê seu destino totalmente diferente daquele que estava vivenciando. Através da sua visão de sacerdotisa do reino das brumas, das profecias de sua Irmã Viviane, Senhora do lado e do mago Merlin, acabou aceitando sua missão, mudando o rumo da Bretanha, dando a ela outro rei – Artur, sendo este cristão e pagão ao mesmo tempo e uma nova Sacerdotisa de Avalon - Morgana, mudando preceitos da época em que o cristianismo estava crescendo com total força em um mundo onde druidas, magos, sábios e religiões que cultuavam a Deusa e a natureza, estavam sendo massacrados e difamados como cultos demoníacos. O Deus Uno dos Reis romanos, do patriarcado, era a nova ordem de submissão do povo europeu e da fé, mostrando a mulher como um ser pecador e digno de reprovações e de acusações infundadas.

No centro de A Senhora da Magia, primeiro dos quatro volumes desta saga, está Morgaine, a meia-irmã de Arthur, que se encontra num processo de iniciação para se tornar Grã-Sacerdotisa de Avalon. O seu grande objetivo é afastar a Bretanha da nova religião que encara a mulher como portadora do pecado original, ao mesmo tempo em que desenvolve todos os esforços para colocar o seu meio-irmão no poder, como símbolo e líder da Bretanha unificada, sob a égide de Avalon e da Espada Mágica, Excalibur.*

As Brumas de Avalon narra também o destino das terras que mais tarde seriam a Grã – Bretanha. Com toda a magia e a ressonância das baladas e das lendas antigas, evocando uma Bretanha ao mesmo tempo real e lendária – desde suas desesperadas guerras para sobreviver ante a invasão saxônica, a glória de Camelot e um mundo de paz, até as tragédias que acompanham a morte de Artur e a destruição mítica por ele personificada.

Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com suas vidas e sentimentos, a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integra-se na história, de maneira natural e profunda. E nisso dá a atração e o vigor deste livro, bem como uma contribuição brilhante para a literatura do ciclo arturiano.
A obra toda se divide em quatro partes:
Livro 1: A senhora da Magia
Livro 2: A Grande Rainha
Livro 3: O Gamo- Rei
Livro 4: O Prisioneiro da Árvore.

**http://lerparacrer.wordpress.com/2008/01/23/novidade-na-biblioteca-as-brumas-de-avalon-i-a-senhora-da-magia-de-marion-zimmer-bradley/

Nenhum comentário:

Postar um comentário